São Paulo receberá alerta de riscos por SMS. Veja como se cadastrar

São Paulo receberá alerta de riscos por SMS. Veja como se cadastrar - Rádio Helix

São Paulo receberá alerta de riscos por SMS a partir desta quinta-feira, 16 de novembro. Qualquer cidadão residente no Estado de São Paulo poderá se cadastrar para receber alertas de risco de desastres naturais direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto.

A prática de emitir alertas diretos à população já é corriqueira em países como Estados Unidos e Japão, onde são comuns furacões e terremotos.

Em São Paulo, pode ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos.

Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o sistema está sendo implantado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).

Ele já funciona desde junho no Paraná e em Santa Catarina, onde foi implantado como projeto piloto. No território paulista, terá capacidade para alcançar os 42 milhões de celulares ativos.

“Ter essa comunicação direta com a população sempre foi um anseio nosso. Mas, para o sistema ter sucesso, é preciso a adesão das pessoas”, diz a coronel Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil.

“Ninguém precisa se preocupar com spam. Os alertas são regionalizados e enviados realmente quando há necessidade”, completou.

Cadastramento

Todos os usuários de celular do Estado de São Paulo receberão uma mensagem SMS informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, a pessoa só precisa responder essa mensagem com o número do CEP de interesse.

Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse.

Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

Atualmente, os alertas de texto são enviados apenas a um grupo com cerca de duas mil pessoas, entre gestores municipais e integrantes da rede estadual de proteção defesa civil.

Cabe a eles tomar as providências para avisar o restante da população. Com a adoção do novo sistema, a comunicação das situações de risco será mais rápida e direta, podendo evitar que eventos meteorológicos se transformem em acidentes com pessoas.

Legislação

A Lei 12.340/14, que trata da prevenção ao risco de desastres, tornou obrigatório que as empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população sobre risco de desastre.

A partir da Lei, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalhou na regulamentação do serviço junto com a Secretaria Nacional e os demais órgãos de Defesa Civil, que elaboraram o sistema de alerta.

O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Anatel e operadoras de telefonia móvel.

COMO UTILIZAR

Mensagem inicial

No dia 16/11, todos os celulares ativos no Estado de São Paulo, de qualquer operadora, vão receber a seguinte mensagem, que será enviada apenas uma vez:

Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse.

É possível se cadastrar mesmo sem receber a mensagem?

Sim, a partir do dia 16. Basta enviar um SMS para o número 40199, colocando no texto o número do CEP de interesse.

Dá pra cadastrar mais de um CEP?

Sim. É só repetir o procedimento acima com um CEP por mensagem. Não há limite máximo de CEPs cadastrados.

Como parar de receber os alertas?

É só mandar um SMS para o mesmo número (40199), com o texto SAIR + número do CEP. Também é necessário mandar uma mensagem para cada CEP a ser tirado do cadastro.

Rádio Helix / GESP / fotos: internet

Ouça as melhores músicas e os maiores sucessos na:

RÁDIO HELIX AO VIVO.

Contato - Ouça Rádio Helix ao vivo
Ouça a Rádio Helix ao Vivo e fique por dentro das dicas, informações e notícias do dia.