Mostra Africanidade em Ferraz tem início no CIC

A exposição sob o tema “Africanidade” foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira (29 de novembro), no Centro de Integração à Cidadania (CIC) de Ferraz de Vasconcelos. A mostra, que está sendo realizada pela Secretaria de Educação, faz parte da programação das atividades feitas em comemoração ao Dia da Consciência Negra, datada oficialmente no dia 20 de novembro. O objetivo da mostra é valorizar as expressões culturais africanas.

A abertura da exposição “Africanidade” teve a apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Primorosa Jorge do Nascimento. As músicas “Como é bom ser criança” e “Olhos coloridos” foram cantadas pelas crianças e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Silvino Antunes de Souza.

O hino à Negritude também foi interpretado pela Escola Estadual (EE) Edir do Couto Rosa, além da brincadeira “Escravos de Jó”, organizada pela EMEIF Antônio Schiavinati.

A Mostra Africanidade em Ferraz conta com o trabalho dos alunos municipais. Entre as atividades estão esculturas, modelagens, fotografias e artesanato.
A Mostra Africanidade em Ferraz conta com o trabalho dos alunos municipais. Entre as atividades estão esculturas, modelagens, fotografias e artesanato.

A Mostra Africanidade em Ferraz conta com o trabalho dos alunos de 24 escolas municipais. Entre as atividades desenvolvidas estão esculturas, modelagens, desenhos, máscaras, grafismos, fotografias projeção e artesanato.

De acordo com a secretária da Educação, Jussara Karen Derêncio Abdo, a temática tem sido enfatizada no currículo escolar. “Realizamos atividades que falam sobre a história e a cultura afrobrasileira que são consideradas constituintes da sociedade brasileira, o que também garante o cumprimento da lei 10.639/2003 que diz que deve ser incluso a temática na base educacional”, explica a titular.

Os interessados em visitar a Mostra Africanidade em Ferraz, devem comparecer a sede do CIC da cidade, localizada na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco, até o dia 30 de novembro (quarta-feira), entre 9 e 17 horas.

Ouça as melhores músicas e os maiores sucessos na: RÁDIO HELIX AO VIVO.

 

 

 

Rádio Helix

share on: